Estudo: games podem melhorar vida social de adolescentes

setembro 17, 2008

Ao contrário do que muitos pais acreditam, uma pesquisa realizada pelo instituto Rew nos Estados Unidos concluiu que os videogames ajudam a melhorar a vida social dos adolescentes em vez de transformá-los em solitários indivíduos anti-sociais.

Para compôr a pesquisa, foram entrevistados 1,1 mil adolescentes com idades entre 12 e 17 anos nos Estados Unidos. O resultado revela que 99% dos meninos e 94% das meninas de todas as camadas sociais jogam algum tipo de jogo de computador ou videogame e nem por isso se excluem socialmente.

A maioria deles, cerca de 75% joga costumeiramente com outros amigos, na mesma sala de casa, ambientes propícios para a prática ou até mesmo em ambientes virtuais.

O levantamento ainda sugere ainda que, embora se pense o oposto, a freqüência com que os adolescentes jogam não afeta sua vida social. “Quem joga diariamente são tão propensas a falar ao telefone, enviar e-mails e passar tempo pessoalmente com os amigos depois da escola quanto aquelas que jogam com menos freqüência”, relatou Amanda Lenhart, autora do documento final.

Escolhendo temáticas

A pesquisa ainda analisou que tipo de conteúdo os adolescentes preferem lidar enquanto jogam. Entre os games mais populares, os escolhidos foram “Guitar Hero” (musical), “Halo 3” (tiro em primeira pessoa), “Madden NFL” (esportivo), “Solitaire” (simulador de cartas) e “Dance Dance Revolution” (dança).

Segundo Amanda, a maioria dos adolescentes entrevistados disse jogar muitos títulos. “No conteúdo, os jogos variam. Alguns são de solucionar enigmas, outros de sair e atirar em diferentes alvos, dirigir, correr ou praticar algum esporte”, comenta.

Representação social

Amanda ainda ressalta que é um erro pensar que os jogos pelo computador ou os videogames são distantes da vida real. 52% dos adolescentes jogam videogames que envolvem algum tipo de questão moral ou ética.

43% jogam aqueles em que se deve tomar decisões de como uma comunidade ou um país deve ser governado. Outros 40% jogam games através dos quais aprenderam alguma questão social.

Entre os títulos citados como educativos encontram-se “Food Force“, “Darfur is Dying“, além do popular “Civilization“.

Tempo útil

Por fim, o relatório indica que o tempo que os adolescentes gastam para jogar não prejudica o envolvimento dos adolescentes em atividades comunitárias. Mais que isso: os que jogam acompanhados de outros amigos são mais propensos a se envolver com as suas comunidades.

Segundo Amanda, estudos anteriores já haviam sugerido que exercícios similares influenciam diretamente a interação social e o envolvimento com a comunidade.


Pokémon Platinum vende 1 milhão em três dias no Japão

setembro 17, 2008

Segundo dados anunciados hoje pela Pokémon Company, empresa que cuida da marca dos monstrinhos de bolso da Nintendo, “Pokémon Platinum” (DS), vendeu mais de um milhão de cópias em apenas três dias no Japão.

Baseada os números confirmados pelo instituto de pesquisa japonês Media Create, a Pokémon Company afirmou que o título foi o jogo do DS que mais rápido chegou à marca.

Isso porque games antecessores da mesma marca, “Pokémon Diamond” e “Pokémon Pearl“, haviam sido outros recordistas na área, com 820 mil e 768,7 mil unidades vendidas, respectivamente.

Números gigantescos

De acordo com a revista Famitsu, respeitada publicação nipônica sobre videogames, foram comercializadas 966.675 cópias de “Platinum” somente em dois dias de lançamento (13 e 14). a

Assim, a franquia toda acumula números absurdos de vendas totalizando incríveis 23,3 milhões de unidades apenas no Japão.

Novidades em foco

Pokémon Platinum” é, na verdade, a expansão das suas edições anteriores. As novidades ficam por conta de um pokémon inédito, a forma original de Giratina; um novo cenário na região de Sinnoh; novos personagens; mais integrantes no Team Galactic e vestimentas extras.

Por hora, não há anúncios e nem confirmações quanto a uma versão em inglês. Veja agora fotos e um vídeo do título.


Sega libera lista de jogos para a Tokyo Game Show 08

setembro 17, 2008

A produtora japonesa Sega divulgou hoje à imprensa quais jogos irá mostrar durante a Tokyo Game Show 2008, feira que vai reunir produtoras de videogames de 9 e 12 de Outubro.

Na lista, apenas o PC não receberá jogos apresentados no evento. As demais plataformas terão jogos de gêneros variados e alguns exclusivos. Veja a linha completa separada por aparelho.

X360
Bayonetta
Sonic Unleashed

PlayStation 3
Yakuza 3
Bayonetta
Sonic Unleashed

Wii
428 The World Doesn’t Change Even So
Bleach: Versus Crusade
Suzumiya Haruhi No Heiretsu
Sonic Unleashed

Nintendo DS
Phantasy Star 0
World Destruction
Shining Force Feather
Mystery Dungeon : Shiren the Wanderer 2
Suzumiya Haruhi No Chokuretsu
Blazer Drive
Culdcept DS
Let’s make a J.League Pro Soccer Club ! DS
Infinite Line

PSP
Project Diva
Phantasy Star Universe Portable
Garnet Chronicle